Variante H3N2 está se alastrando em Salvador(BA)

Foto Divulgação:Variante H3N2 está se alastrando em Salvador(BA)
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Sobe para 144 casos confirmados de H3N2 em Salvador; uma idosa morreu. População e órgãos de saúde pública estão preocupados com este surto viral na capital baiana.

A capital baiana reúne a maioria dos casos da variante H3N2 que vêm sendo registrados. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, já foram confirmados 170 casos da cepa no estado. Desses, 144 estão em Salvador.

Ao todo, 147 casos de gripe foram notificados entre novembro e dezembro, sendo 144 deles da H3N2. Já na Bahia, foram registrados 170 casos de Síndrome Gripal (SG) com resultado positivo para Influenza A H3N2. Destes, 48 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de hospitalização, conforme informou a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

De acordo com as secretarias de Saúde da cidade e do estado, a vítima, que faleceu por conta de complicações provocadas pela variante do vírus da gripe, era uma idosa de 80 anos.

Ela estava internada em um hospital da rede privada na capital, era portadora de doença cardiovascular e diabetes mellitus.

Apesar de estar vacinada com três doses do imunizante contra a Covid-19, ela não tinha se vacinado contra a gripe.

Vacina protege contra três tipos de gripe 

A vacina disponível nos postos públicos de saúde é trivalente, protege contra três tipos de mutações da gripe, as mais graves: H1N1, H3N2 e uma cepa do Influenza B.  Os sintomas são os mesmos do coronavírus como mialgia (dor muscular), dor de cabeça, febre, falta de ar, cansaço e, às vezes, pneumonia. O tratamento, no entanto, é com um antiviral.  

CUIDADOS SANITÁRIOS CONTRA A GRIPE

Doença, que tem incubação de cerca de dois dias, espalha-se facilmente através de gotas lançadas por tosses e espirros de pessoas doentes; contaminação pode também acontecer por superfícies

  • Higiene adequada das mãos
  • Cobrir boca e nariz para tossir e espirrar
  • Isolar-se ao se sentir doente, com febre ou com outros sintomas
  • Evitar contato com pessoas doentes
  • Evitar colocar as mãos nos olhos, nariz boca