fbpx

Cobrar por uma entrevista de emprego, é correto?

Vaga de Emprego postada:28/04/2019

Será que é o correto, uma empresa cobrar ao candidato um valor para que possa fazer a entrevista de emprego ?

Fui chamado pra uma entrevista de emprego, mas tenho que pagar….

Eu já ouvi inúmeras histórias de profissionais que são abordados por empresas de “consultoria” que divulgam vagas (falsas?) em diversos sites e redes sociais. Geralmente são vagas com uma proposta salarial bem interessante e que os requisitos solicitados são exatamente o seu perfil profissional. Daí você se anima, veste a sua melhor roupa, as vezes com olheiras porque não dormiu por causa da expectativa para entrevista no dia seguinte, chega com bastante antecedência e já tem centenas de perguntas respondidas mentalmente para qualquer pergunta que te façam, está repleto de diversos sentimentos: alegria, nervosismo, fé, apreensão, segurança e insegurança, tudo junto e misturado.

Cobrança para ajudar na procura de um emprego

Acontece que você chegou na consultoria, foi muito bem recebido e foi até atendido no horário. Uau! Parece que tudo está convergindo para sua empregabilidade. Mas depois de uma breve entrevista algo estranho acontece. A simpática “selecionadora” diz que o seu perfil é 100% aderente àquela vaga, que suas qualificações são ótimas, blablablablabla….Mas que se quiser concorrer para aquela posição que é perfeita para você, deve assinar um contrato de assessoria com eles. E assim, muitos profissionais são induzidos a contratar uma consultoria de recolocação.

Agora eu te pergunto: você acha que se a vaga existisse mesmo iriam cobrar dos candidatos para participar do processo? Se estivesse a tal vaga a empresa não deveria cobrar da empresa contratante o serviço?


Sinceramente, não é uma boa opção e ação para ajudar o próximo

Na minha vasta experiência profissional nunca vi a procedência de uma situação como esta, se existe uma vaga e você tem o perfil nada deve ser cobrado de VOCÊ, pois o interesse é da empresa que anuncia a vaga. Nenhuma empresa séria, idônea te liga oferecendo uma suposta “vaga de emprego” pra te vender a assessoria de recolocação. Meu conselho pra você é: fuja de situações como esta e assim como eu, use as redes sociais para avisar outros profissionais.

Link original do artigo:
https://www.linkedin.com/pulse/fui-chamado-pra-uma-entrevista-de-emprego-mas-tenho-que-tais-targa/?d=109777244

Artigo de Tais Targa

Psicóloga, Mestre em Educação e Coach de Empregabilidade – Job Hunter. Mentora de Coaches e especialista em Otimização de LinkedIn. Seu histórico profissional engloba empresas tais como: KPMG, FIEP e Universidade Positivo. Atualmente é responsável pela TTarga Career Consulting, atuando desde 2010 nos serviços de Recolocação Profissional, Transição de Carreira e Coaching. Empreendedora digital, empresária, sócia da TTarga – Carreira e Recolocação, aficionada por redes sociais, palestrante, autora, mãe e autodidata.