Como fazer a prova de vida pelo Aplicativo GOV.BR?

Foto Divulgação:Como fazer a prova de vida pelo Aplicativo GOV.BR?
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Novidade para 2022, aposentados e pensionistas do Estado podem realizar a prova de vida através do aplicativo do governo, sem ser necessário agendamento em SAC ou algo do tipo, tudo online, através de um celular, realizando o reconhecimento facial.

Aposentados e pensionistas do Estado prova de vida

Não é mais necessário agendar pelo SAC o procedimento de prova de vida para garantir que não seja suspenso o pagamento recorrente da aposentadoria ou pensão, para facilitar e agilizar o processo já está disponível no portal GOV.BR a opção para realizar a prova de vida online pelo aplicativo.

Preciso fazer cadastro para prova de vida no GOV.BR?

Sim, é necessário se cadastrar no portal GOV.BR seja pelo aplicativo ou site, após isso será necessário uma confirmação da sua nova conta através do e-mail e/ou celular(sms), é rápido e simples , passo inicial e essencial, sem cadastro é impossível fazer a prova de vida.

Consigo fazer a prova de vida pelo Celular ?

Sim, é único meio digital no momento, pois se você acessar o site será impossível realizar o procedimento de prova de vida, pois é necessário um dispositivo móvel para reconhecer a pessoa através do reconhecimento facial, ou seja é obrigatório ter o celular, com o aplicativo GOV.BR instalado e logado em sua conta, a prova de vida só será concluída após o reconhecimento facial com a câmera frontal .

ADEUS! filas, agendamentos e SAC

Em menos de 10 minutos você conseguirá fazer a sua prova de vida e não correrá o risco de ter seu benefício suspenso, completamente digital e sem erros, fica a dica, quando for realizar o reconhecimento facial, tire a foto em um ambiente claro, preferencialmente de dia , exposto ao sol, pois existe uma certa dificuldade as vezes de reconhecer a face(o rosto) da pessoa, devido a qualidade da câmera do celular ou ambiente escuro. Existe também um limite de tentativas ao dia, então não desperdice as solicitações em que o reconhecimento facial pede mais uma tentativa para identificar seu rosto, pois após tentativas fracassadas o aplicativo irá bloquear uma nova tentativa e só será possível no próximo dia.

GOV.BR confirma que a prova de vida foi realizada ?

Sim, assim que acessar o aplicativo e ir no menu “Prova de vida” estará a notificação como pendente, com isso você irá clicar no botão que indicar realiza o reconhecimento facial, após processo realizado, automaticamente o aplicativo altera o status da prova de vida para “concluída”, guarde um print desta confirmação, pode servir como prova para algum imprevisto futuro.

CLIQUE AQUI para acessar o site oficial do GOV.BR e baixar o aplicativo ou cadastrar sua nova conta.

Basta baixar o aplicativo, disponível  para Android e iOS – e criar conta neste link

Caso já possua uma conta, basta acessá-la no aplicativo de celular, digitando CPF e senha. Em seguida, é preciso realizar o reconhecimento facial, utilizando a câmera do aparelho em um ambiente iluminado. Para essa etapa, o pré-requisito é que o beneficiário ou pensionista tenha sua biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Em seguida, no próprio GOV.BR, na aba “serviços”, o beneficiário poderá confirmar a realização de sua prova de vida.

Tutoriais