Covid-19: Salvador terá lockdown neste final de semana

Salvador decreta lockdown a partir desta sexta-feira (26)
Foto Divulgação:Covid-19: Salvador terá lockdown neste final de semana
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Decisão tomada em conjunto, nesta quinta (25/02) em combate ao COVID-19, governo da Bahia e prefeitura de Salvador decretaram o fechamento do comércio durante todo o final de semana, o lockdown inicia partir de 17h desta sexta (26/02) até 5h de segunda (01/03).

Salvador decreta lockdown a partir desta sexta-feira (26)

GOVERNADOR E PREFEITO CONFIRMAM “LOCKDOWN” NO FINAL DE SEMANA EM SALVADOR ❌❌ Todo o estado da Bahia adotará medidas mais duras de combate ao coronavírus. Nesta quinta-feira (25), o governador da Bahia, Rui Costa (PT) e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) anunciaram fechamento do comércio durante todo o final de semana. O lockdown inicia partir de 17h desta sexta (26) até 5h de segunda (1°). Só serviços essenciais deverão ser liberados do decreto.

Restrição em Salvador-BA (26/02), lutando contra o COVID-19

➡️ Horários de fechamento
As lojas de rua serão fechadas às 17h; os bares e restaurantes, às 18h; e 20h, os shoppings.

➡️ As novas medidas restritivas foram adotadas após os números de infectados e mortes causadas pela Covid-19 continuarem elevados. A Bahia vive a pior fase da pandemia, desde o início, com UPAs e leitos de UTI lotados. Autoridades tanto da prefeitura quanto do estado dizem que a Bahia está a beira do colapso.

Saiba as restrições que serão decretadas neste final de semana em Salvador

Proibida venda de bebida
.Não será permitido funcionamento em nenhum horário de bar e restaurante, exceto por delivery, que estamos esticando até 0h e o dono do restaurante é obrigado depois a levar em serviço próprio a pessoa que trabalha para casa. Não haverá transporte público nesse horário do toque de recolher. Durante o dia, haverá transporte normal”, disse. Poderão funcionar padarias, mercados e similares.

No período, não será permitida a venda da bebida alcoólica. “Há unanimidade que a bebida é o que provoca aglomerações. Em bares, esquinas e botecos. Será proibida mesmo nos mercados a comercialização de bebida alcoólica”, disse. 

Outra proibição será a de atividade coletiva de práticas esportivas. “Para evitar aquelas imagens de torneio de futebol de comunicades com muitas pessoas aglomeradas. Precisamos dar um choque de distanciamento, esse é o objetivo, e consiga reduzir a pressão sob o sistema de saúde”, disse Rui. 

Considerado serviço essencial, a vacinação vai funcionar normalmente no final de semana, com drives e postos físicos. A imunização foi retomada hoje em Salvador e outras cidades baianas. 

As regras de lockdown variam de local para local, mas em geral os cidadãos só podem sair à rua por motivos de emergência. Basicamente, ficam abertos farmácias, hospitais, supermercados e outros locais que prestem serviços considerados essenciais, como acontecerá na Bahia.

O trânsito pela região também é parcialmente ou totalmente suspenso. Em alguns casos, rodoviárias, estações de trem e aeroportos são fechados e só é permitido ultrapassar a fronteira por motivo de emergência ou a trabalho.

Os horários de fechamento na sexta
Os horários de fechamento na sexta