Emprega Salvador – É bom enviar seu currículo várias vezes?

Foto Divulgação:Emprega Salvador – É bom enviar seu currículo várias vezes?
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Foto: Divulgação/Vagas.com.br

Veja por que insistir na mesma empresa pode não ser tão interessante

Neste momento você pode estar tentando conseguir um emprego. Encontra vagas, envia seu currículo várias vezes, conversa com pessoas sobre possíveis oportunidades, mas nada dá certo. Até cogita abrir mão de algumas ambições, adotar a filosofia “o que vier é lucro”. Apesar da sua experiência profissional, das conquistas do passado e das excelentes referências, há algo que não permite que você vá além. Mas você não sabe o que é.

Calma. Isso pode estar acontecendo porque, muitas vezes, na vontade de conseguir o emprego dos sonhos, deixamos passar alguns itens cruciais. São erros que podem não parecer tão grandiosos, mas acabam comprometendo o caminho entre o candidato e a vaga. Vamos falar sobre um dos erros mais comuns: enviar o currículo várias vezes para um mesmo destino.

Enviar o currículo para várias vagas da mesma empresa

Cada dia mais as áreas de atuação se confluem, se misturam, não são mais tão “quadradinhas”: Jornalista trabalhando em Marketing, Profissional de Marketing atuando no Comercial, Vendedor assumindo um posto na área de Criação. Isso faz com que o profissional seja visto como um ser polivalente – o que é algo realmente bom.

Contudo, apesar das múltiplas competências, o candidato deve mostrar à empresa interesse específico, dizer por meio de atitudes “olha, eu sou bom para esta posição”. Se o candidato manda currículo para muitas vagas dentro da mesma empresa, o RH fará a leitura de que ele está “sem foco”, “sem objetivo”.

A dica é: escolha uma vaga aberta na empresa e direcione seus esforços para ela.

Enviar o currículo várias vezes para a mesma vaga

Esta é uma excelente estratégia para conquistar o apelido de “chato”. Você pode imaginar que enviar o currículo repetidamente para a mesma vaga vai parecer que você é persistente, que deseja a oportunidade com “unhas e dentes”. Mas não. Aos olhos do RH, apenas vai parecer que você é ansioso, sem noção de tempo e processo – características negativas para um funcionário em potencial.

A dica é: seja paciente.

Enviar o currículo para várias pessoas da mesma empresa

As empresas, em geral, têm canais exclusivos para recrutamento e seleção de pessoas. São as páginas “Trabalhe Conosco”. São as consultorias de Recursos Humanos contratadas especificamente para este fim. São sites como o VAGAS.com.br. São e-mails de RH. Estes canais são dedicados a pessoas que estão em busca de oportunidades.

Tentar conquistar uma posição por qualquer outro caminho é querer burlar o processo que as empresas criaram exclusivamente para esta finalidade. Assim, mesmo que você tenha o e-mail de todos os funcionários da empresa em questão, não envie seu currículo a eles – a menos, claro, que isso seja solicitado ou que você tenha uma relação com algum funcionário que lhe permite esse tipo de liberdade, sem parecer um comportamento invasivo.

A dica é: use os canais exclusivos para recrutamento e seleção.

***Do Vagas.com.br

O post É bom enviar seu currículo várias vezes? apareceu primeiro em Simões Filho Online.