Inscrições abertas! EsPCEx 2019 com 450 vagas para cadetes

Foto Divulgação:Inscrições abertas! EsPCEx 2019 com 450 vagas para cadetes
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Para você que deseja ingressar no Exército Brasileiro a hora é esta, inscrições abertas!

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) do Exército está com 450 vagas destinadas ao curso de formação e graduação de oficiais de carreira da linha de ensino militar bélico, sendo 400 para os homens e 50 para as mulheres.

Os interessados devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio, idade entre 17 e 22 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula e altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino.

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de junho de 2019, através do endereço eletrônico da EsPCEx (http://www.espcex.eb.mil.br/). A taxa de participação é de R$ 90 e o pagamento deverá ser efetuado até o dia 7 de junho.

O concurso é composto pelas seguintes etapas: exame intelectual; inspeção de saúde; exame de aptidão física; avaliação psicológica; e comprovação dos requisitos para a matrícula.

O exame intelectual será composto de provas escritas, separadas da seguinte maneira: módulo I contemplará 44 questões, sendo 20 de português (peso 2), 12 de física (peso 1) e 12 de química (peso 1), além de uma redação (questão discursiva); e módulo II composto de 56 questões, sendo 20 de matemática (peso 2), 12 de geografia (peso 1), 12 de história (peso 1) e 12 de inglês (peso 1).

As provas serão aplicadas em dois dias consecutivos, sendo 28 de setembro (módulo I) e 29 de setembro (módulo II). A confirmação das datas e os locais de realização dos exames serão divulgados no site do Exército.

O curso de formação e graduação de oficiais de carreira da linha de ensino militar bélico, de nível superior, terá duração de cinco anos, em regime de internato, nos seguintes locais:

EsPCEx, na cidade de Campinas/SP, no primeiro ano, em que o militar em formação é considerado aluno;

Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), na cidade de Resende/RJ, do segundo ao quinto ano, recebendo o título de cadete.

Durante a realização do curso na AMAN, o cadete do sexo masculino optará por um dos seguintes cursos: infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, intendência e material bélico. Já a cadete do sexo feminino escolherá um dos seguintes cursos: intendência e material bélico.

Fonte: iBahia.com